27 de jun. de 2011

LIÇÃO DE SÓCRATES:

PUBLICADO NO FACEBOOK - publicado em PMDB por Dalvaeliza Fraga de Andrade 27 de junho de 2011 17:03


LIÇÃO DE SÓCRATES:
Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

-"Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir a cerca daquele teu amigo?"

-"Espera um minuto", respondeu Sócrates, "Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo."

-"Filtro Triplo?"

-"Sim,", continuou Sócrates, "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo."

E continuou:

-"O primeiro filtro é VERDADE". Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?

-"Não,", disse o homem "o que acontece é que eu ouvi dizer que..."

-"Então,", diz Sócrates," não sabes se é verdade.

-Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE...O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?"

-"Não, muito pelo contrário..."

-"Então,continuou Sócrates, "Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro." Mas,bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.

-O último filtro é UTILIDADE...- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?"

-"Não, acho que não..."

-"Bem," concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?"

Usemos o Triplo Filtro na nossa vida diária, cada vez que formos falar sobre alguém.
"Somente duas coisas são infinitas....O Universo e a estupidez humana. E eu não estou certo sobre o primeiro."

(Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário