8 de jul de 2011

Carta 15- Eleições 2012

Edição número 250 http://www.pmdb-rs.org.br/fl_adm/newsletter_vis.php?id_news=489
Eleições 2012
Depois de participar do encontro do Diretório Nacional com os presidentes estaduais do PMDB nesta semana em Brasília – que anunciou candidatura própria em todos os municípios do País nas eleições de 2012 –, o líder da seção gaúcha, Ibsen Pinheiro, afirmou que a decisão no Rio Grande do Sul deverá respeitar o resultado das convenções locais. O presidente, que também é a favor da candidatura de cabeça de chapa no maior número de cidades possível, alerta, entretanto, que cada município deverá ter gerência sobre a sua conjuntura política. “Devemos interpretar o anúncio da executiva nacional como uma orientação geral”, destacou o presidente.
Subordinação jamais! Oposição, sim
O presidente Ibsen Pinheiro usou como exemplo o caso de Porto Alegre, onde o partido mantém aliança na prefeitura. “A aliança em Porto Alegre anda bem, porém, sua manutenção dependerá não apenas de nós, mas também dos nossos aliados”, exemplificou. Para Ibsen, onde não for possível a cabeça de chapa, a legenda deverá estar coligada. Advertiu, porém, que jamais o PMDB gaúcho aceitará a condição de aliança subordinada: “Neste caso teremos uma posição melhor: a oposição.” Entre outros líderes gaúchos que participaram do encontro em Brasília estão o ex-prefeito da Capital, José Fogaça, os deputados federais Alceu Moreira, Darcísio Perondi e Osmar Terra, e o presidente da FUG nacional, Eliseu Padilha.
Santa Cruz e Santa Maria
As cidades de Santa Cruz do Sul e Santa Maria serão, respectivamente, sede da 13ª e 14ª edição da série de encontros O PMDB que eu quero, um debate pela identidade partidária. Os eventos estão agendados para esta sexta-feira, 8, a partir das 19h, em Santa Cruz e, no sábado, 9, a partir das 9h, em Santa Maria. Juntos, os dois eventos reunirão correligionários de um total de 63 municípios gaúchos. Na sexta participam peemedebistas das coordenadorias regionais do Vale do Rio Pardo e do Centro Serra. No sábado, 9, será a vez do Centro do Estado, Quarta Colônia e Vale do Jaguari.
Royalties
A Juventude do PMDB/RS lançou nesta semana uma campanha pela divisão equânime dos royalties do Pré-sal. Os jovens do PMDB cobram, especialmente, uma posição do Governo Tarso Genro (PT) em relação ao tema. “Queremos saber se o governador do Rio Grande do Sul está do lado dos gaúchos nesta luta?”, questiona o presidente do núcleo, Rafael Braga. Jovens peemedebistas de todo o Estado estão recebendo da JPMDB/RS uma cota de adesivos temáticos para fortalecer a campanha em todo o território gaúcho.
Teleguiado
O deputado Gilberto Capoani afirmou nesta semana que a proposta do governador Tarso Genro (PT) para permitir a contratação de estrangeiros para funções públicas no governo gaúcho tem características de "um projeto teleguiado" e destinado para um cargo em comissão. Capoani observou que, tanto a Constituição Federal (artigo 37), assim como o estatuto dos Servidor Público do RS já permite aos estrangeiros serem funcionários públicos. "Mas por concurso público", ressaltou da tribuna, rechaçando as comparações com relação aos brasileiros que trabalham na iniciativa privada de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário