7 de fev. de 2013

Pedro Simon pede a renúncia de Renan à candidatura ao Senado Federal



     "MDB: Uma proposta Democrática".
   http://www.pmdb-rs.org.br/memoria/scripts/

DISCURSO
Na sessão do Senado que escolheu o sucessor de José Sarney, o senador Pedro Simon pede a renúncia de Renan à candidatura e sugere a escolha de um outro nome para a presidência do Senado


Tribuna – Plenário
Brasília, 01/02/2013

“O senador Renan é das pessoas mais competentes e não é por nada que ele vem se mantendo na liderança da Casa ao longo de governos: desde o Presidente Collor; posteriormente, no governo do Fernando Henrique, lá na oposição, Ministro; no governo do Lula, a mesma coisa; e, agora, o mesmo com a Presidente Dilma. Então, é uma pessoa que realmente tem prestígio. Não discuto isso.

Quero discutir apenas a situação que estamos vivendo. Houve um momento na legislatura passada, em que, por razões as mais variadas, abriu-se um inquérito contra o senador Líder do PMDB. Com relação a questões pessoais dele. Isso foi parar lá na Comissão de Ética. E a Comissão de Ética decidiu pela cassação do mandato do nosso ilustre Renan.

O processo veio para o Plenário. Em meio àquela discussão – cassa, não cassa –, o Presidente do Senado, senador Renan, teve uma atitude de grande inteligência: renunciou ao cargo. E ele, que ia ser cassado – estava sendo, os números garantiam... renunciou à Presidência do Senado, mas manteve o mandato de membro do Senado.

Bem, ele continua senador. Mas agora, voltar à Presidência do Senado? Está voltando tudo de novo. Agora nós estamos em véspera de eleger presidente da Casa um senador contra quem o Procurador-Geral da República fez uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal. Está na mão do presidente do STF a decisão de denunciar o presidente do Senado por uma série de crimes da maior responsabilidade.



Seria o caso de se suspender esta reunião; seria o caso de se debater, de alguma maneira. Mas, eleger para presidente do Senado quem está sendo processado pelo Procurador-Geral da República perante o Supremo Tribunal Federal? Ele se elege hoje e quarta-feira ou quinta-feira o presidente do Supremo aceita a representação, e inicia-se um processo lá. E, iniciando um processo lá, no Supremo Tribunal, vai iniciar um processo aqui, É evidente que se vai mandar para a Comissão de Ética um debate sobre essa matéria; vão repetir o filme que já aconteceu.

Nós tivemos, de um lado, um momento histórico que foi a aprovação da Ficha Limpa, que revolucionou e está mudando até hoje as eleições: milhares de pessoas não foram candidatas, porque sabiam que, se fossem, seriam postas para fora pelo Tribunal Superior Eleitoral. Foram muitos os candidatos impugnados.

Por outro lado foi o mensalão, uma página histórica importante. E, quero salientar: o mensalão foi decidido por um Supremo Tribunal Federal de dez Ministros, sendo oito deles indicados pelo Lula e pela presidente Dilma. Então, isso é uma análise da maior importância. Oito! Oito Ministros que decidiram contra os membros do mensalão e contra o Lula e a Presidente da República, foram indicados por eles. Então, são homens que merecem o respeito e a compreensão. Pois, neste momento, em que nós vamos eleger um novo presidente do Senado, voltar a este debate com relação ao senador Renan...

Eu não tenho a intimidade com o Renan, porque o nosso estilo é diferente, mas, se eu tivesse, eu dizia: “Não te metes nessa, Renan. É muito mais importante para ti ficar na liderança...



(Interrupção do som.)



O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – (Fora do microfone: ...ter autoridade, a compreensão, ter o respeito, do que ir para a Presidência do Senado, para a Presidência do Supremo contestar e cada dia no jornal uma manchete de capa...): ‘O fulano do Supremo Tribunal disse isso, o beltrano do Supremo Tribunal disse aquilo, baixado em diligência; a Comissão de Ética fez mais não sei o quê’”.

Eu acho, com toda a sinceridade – e disse isso ao longo do tempo, quando falaram e me convidaram inclusive para participar, para eu ser candidato –, eu digo: “De jeito nenhum. Não sou candidato e não penso em ser candidato, porque, se eu o fosse, daria a entender que tenho alguma coisa de pessoal e não tenho, não tenho nada de pessoal com relação ao senador Renan, de quem sempre tive as melhores provas de simpatia. Não tenho nada de pessoal e não tenho nada de interesse pessoal em buscar isso.(Soa a campainha.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – Eu apenas acho que seria um momento importante para o Senado, Presidente, para V. Exª, que, depois desse tempo todo, se prepara – eu ainda não sei se vai deixar de ser candidato ao Senado –, mas se prepara para ser Presidente da Academia Brasileira de Letras, é importante para V. Exª deixar o Senado tranquilo, sereno...(Interrupção do som.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – (Fora do microfone: ...não pode ser e acho que nesta altura o senador Renan dizer): “Olha, eu quero dizer para você o seguinte: ‘Eu tenho a vitória, a minha vitória está garantida, eu vou ganhar, mas, neste momento, dou o meu sacrifício, e digo: eu não sou candidato’”.

Eu acho que seria o gesto mais bonito...(Soa a campainha.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – ...mais bonito na sua biografia e na história deste Senado.

Por isso, eu faço um apelo de irmão, de coração. Eu não vim aqui buscar o estilo que eu poderia buscar de atacar, de fazer isso, de fazer mais aquilo, não é disso que eu estou falando. Estou falando na situação que está aí, que está colocada aí...(Soa a campainha.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – ...e a situação que está colocada aí é nós criarmos uma crise entre o Presidente do Senado e o Presidente do Supremo.

O Presidente do Supremo aceita a representação do Procurador-Geral da República...(Soa a campainha.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – ...aceita, abre a denúncia, começa a denúncia. Não há dúvida de que, se ele fizer isso, se tiver uma denúncia...(Interrupção do som.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – (Fora do microfone: ...contra a Presidência do Senado tramitando lá, é evidente que a Comissão de Ética vai ser obrigada a fazer uma aqui, e nós vamos ficar nessa confusão.)

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB – AP. Fora do microfone.) – Lamento...

O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – Eu sei, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB – AP) – ...por V. Exª, mas os outros colegas não tiveram o prazo de V. Exª e peço a V. Exª para concluir, porque temos outros oradores.

O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS) – Claro, e eu já encerro.

Os outros colegas vão ficar contentes, porque eu tenho o pressentimento de que esse silêncio vai continuar para eles, é melhor do que o que acontecia antes.

Valeu, Sr. Presidente.Então, eu faço um apelo, senador Renan. V. Exª praticará um gesto que ficará marcado na sua biografia – na sua biografia! – se V. Exª disser: “Não. Tudo bem. Vamos escolher um nome, vamos ver quem será, como será e vamos fazer uma plataforma de desenvolvimento do Senado”.

Presidente Sarney, eu vejo na biografia apresentada por V. Exa, que nós lemos hoje, a imensidão de coisas que V. Exª fez, e são verdade: TV Senado, a multiplicação, o andamento do Congresso sob a Presidência de V. Exª. Há muita coisa...(Interrupção do som.)O SR. PEDRO SIMON (Bloco/PMDB – RS. Fora do microfone.) – Mas V. Exª concorda que há outras coisas, não por culpa de V. Exª, que merecem ser lembradas, que precisam ser lembradas... Quem vai sair daqui como um grande vencedor,... é o senador Renan, se ele retirar a candidatura.



Obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário