22 de set. de 2020

DENÚNCIAS ELEITORAIS APLICATIVO PARDAL E MP ELEITORAL

O aplicativo PARDAL permite denunciar irregularidades em campanhas eleitorais. A ferramenta, criada pela Justiça Eleitoral, existe desde 2014, mas neste ano foi reformulado e ganhou novidades Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o principal objetivo é facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do Ministério Público Eleitoral.

Com a reformulação para as eleições municipais de 2020, o aplicativo volta ao foco, ou seja, ajudar os eleitores a denunciar as irregularidades cometidas na propaganda eleitoral. A partir de agora, além da foto, o denunciante deverá enviar um relatório informando qual a irregularidade a ser apurada. Quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada local.

A partir de agora já está disponível para o eleitor um veículo de comunicação de eventuais distorções ou abusos na propaganda eleitoral, o que inclui as fake news. O aplicativo pode ser baixado no celular e encaminhará a demanda do eleitor ou de quem quer que seja para a Justiça eleitoral, que fará um filtro prévio e encaminhará ao Ministério Público aquilo que eventualmente for ilegal. Vamos lá contribuir com um processo democrático e ético nestas eleições 2020!

Nenhum comentário:

Postar um comentário