17 de abr. de 2021

MDB gaúcho firme e forte para a disputa eleitoral de 2022

O MDB-RS – que provou o seu protagonismo no processo eleitoral de 2020 com a conquista de 135 prefeitos, 125 vices e 1.164 vereadores e elegeu o prefeito da Capital dos gaúchos –, agora prepara o caminho para os novos desafios. Reunidos com o presidente Alceu Moreira na noite desta quarta-feira, 14 de abril, os 33 coordenadores regionais do partido demonstraram disposição e afinamento em torno de uma proposta para retomada do Palácio Piratini e da cadeira do Senado da República, bem como para a construção de uma nominata forte e representativa de deputados estaduais e federais.

Na abertura da reunião virtual em 14/04/21, o presidente Alceu Moreira fez questão de esclarecer que neste momento a prioridade da legenda é elaboração de um plano de governo que defina as diretrizes básicas que irão permear o discurso do partido rumo a 2022 e contribua com a retomada econômica pós-pandemia. 

O presidente salientou que é preciso investir na força de trabalho a partir da qualificação profissional para ajudar a aquecer o mercado e permitir o desenvolvimento do Estado. 

"As mãos não conseguem construir o que a cabeça não conhece. E hoje 52% da população do RS está em condição ativa para o trabalho, mas muitas vezes não o desempenha por falta de capacitação", argumenta Alceu.


O líder do partido também opinou que ainda é cedo para definir nome da legenda para a disputa ao Governo do Estado. 

“O nosso partido é grande, tem uma gama de companheiros com capacidade e conhecimento para assumir essa tarefa, mas esse debate é prematuro. No momento oportuno, com muita serenidade e equilíbrio, tomaremos juntos essa decisão”, esclareceu.


Entre os preparativos do Diretório Estadual para pavimentar a sua corrida ao Palácio Piratini no próximo ano está a elaboração de um conjunto de propostas baseadas na experiência do partido nos quatro mandatos em que governou o Rio Grande do Sul. 

Em fase de pesquisa, em breve esse trabalho será compartilhado e debatido com toda a base partidária.


Conjuntura estadual

Outro ponto que permeou a explanação do presidente Alceu Moreira foi a respeito da conjuntura estadual. 

Alceu esclareceu que a participação do MDB no Governo Leite (PSDB) não foi uma decisão de isolada, pelo contrário, foi votada e referendada pelo colegiado do Diretório Estadual, instância máxima do partido para deliberações desta natureza. 

Na oportunidade, 81% dos membros do Diretório votaram pelo ingresso do partido no Governo.

“A decisão favorável do colegiado naquele momento levou em consideração a proximidade da agenda política do PSDB e do MDB”, evidenciou Alceu.

A reunião dos Coordenadores Regionais, realizada pelo método virtual e com três horas e meia de duração, transcorreu de forma produtiva e propositiva. 

Por ordem de inscrição, todos os coordenadores tiveram a oportunidade de expor a realidade política de suas respectivas regiões e opinar sobre os próximos passos do MDB gaúcho. 

Na reunião o consenso foi de que o MDB está cada vez mais firme e forte para retomar o seu protagonismo em nível estadual.

FONTE: http://www.mdb-rs.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário