29 de out. de 2023

MDB RS convoca o Gringo Sartori para concorrer a prefeito

SARTORI É 𝗖𝗢𝗡𝗩𝗢𝗖𝗔𝗗𝗢 - Caxias do Sul, maior município do interior do estado – com 343,4 mil eleitores –, é simbólico e estratégico para o MDB gaúcho. A posição foi firmada pelo presidente da legenda no RS e prefeito de Rio Grande, 𝗙𝗮́𝗯𝗶𝗼 𝗕𝗿𝗮𝗻𝗰𝗼, na abertura do Mobiliza 15, realizado na cidade na manhã deste sábado, 28 de outubro.

Na presença de expressivos líderes e de ampla militância, Fábio declarou que o protagonismo eleitoral do partido no município em 2024 é importante para o contexto político. E, nesta hora, convocou o ex-governador JOSÉ IVO SARTORI para concorrer a prefeito. “Eu não poderia deixar de pedir ao nosso sempre governador Sartori para liderar esse projeto”, discursou Fábio, interrompido por gritos de “𝗚𝗿𝗶𝗻𝗴𝗼, 𝗚𝗿𝗶𝗻𝗴𝗼, 𝗚𝗿𝗶𝗻𝗴𝗼!”.


Caxias do Sul, maior município do interior do estado – com 343,4 mil eleitores –, é simbólico e estratégico para o MDB gaúcho. A posição foi firmada pelo presidente da legenda no RS e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, na abertura do Mobiliza 15, realizado na cidade na manhã deste sábado, 28 de outubro. Na presença de expressivos líderes e de ampla militância, Fábio declarou que o protagonismo eleitoral do partido no município em 2024 é importante para o contexto político. E, nesta hora, convocou o ex-governador José Ivo Sartori para concorrer a prefeito. “Eu não poderia deixar de pedir ao nosso sempre governador Sartori para liderar esse projeto”, discursou Fábio, interrompido por gritos de “Gringo, Gringo, Gringo!”.


Terra de três ex-governadores do MDB (Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori), a cidade representa o berço político e a força da legenda que se reflete para todo o Rio Grande do Sul. Por essa razão, o presidente do diretório local, deputado Carlos Búrigo, endossou o pedido de Fábio. “O MDB de Caxias do Sul terá candidato a prefeito e ele se chama José Ivo Sartori”, disse Búrigo. Ele sugeriu a construção de unidade em torno do nome do ex-governador, que além de ter sido também deputado estadual e federal, administrou a cidade de 2004 a 2012. Neste momento, novo coro abafou os discursos com o brado de “Volta, Sartori. Volta, Sartori!”.

O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, corroborou com a convocação. “Vou lembrar uma frase do escritor francês Antoine de Saint-ExupéryTu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. E você, Sartori, és responsável pelo o que o MDB cativou. Com Sartori, o MDB ganhará a prefeitura de Caxias do Sul e de muitas outras cidades da Serra", disse Gabriel.

Na mesma direção se pronunciou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin. “A candidatura de Sartori transcende Caxias do Sul e influencia o nosso partido em todo Estado”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa.

O ex-governador Germano Rigotto pediu para a militância priorizar a política estadual e municipal do MDB, evitando o debate nacional de extremos. “Sartori, és uma pessoa que já deu muita contribuição em dois mandatos de prefeito. Se colocares teu nome à disposição, recupera a prefeitura", garantiu Rigotto.

A participação do ex-governador foi apontada como ponto de partida do avanço do MDB na Serra Gaúcha. Os coordenadores das quatro regiões contempladas pela edição do Mobiliza 15 – Caxias manifestaram o efeito positivo que a candidatura de Sartori poderá representar. Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra) referendaram o pedido para Sartori concorrer.

Cauteloso e descontraído como de habitual, Sartori agradeceu ao gesto e a admiração dos correligionários. “Recebo todas as manifestações com muito carinho”, disse ele, recomendando a seguir que a organização e a construção partidária se sobressaiam à definição de nomes para a próxima disputa. “Não adianta só buscar pessoas. É preciso construir unidade e um projeto para o município”, alertou o ex-governador. Sem desencorajar os incentivadores de sua pré-candidatura, sugeriu que a definição de nomes fique para o ano que vem. Para finalizar, ensinou: “É preciso manter a humildade, a simplicidade e a responsabilidade. E sempre, com o pensamento voltado para o futuro”.

Em pauta

A ex-deputada estadual e ex-primeira dama do RS e de Caxias, Maria Helena Sartori, lembrou da marca emedebista no trabalho social, destacando a criação do PIM (Programa Infância Melhor), do Bebê tem Hora Certa e das CIPAVEs.

Em consonância com o discurso da ex-deputada Maria Helena Sartori e – também do vice-governador Gabriel Souza que abordou os incentivos do Governo do Estado na área da educação –, o líder da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa, deputado Edivilson Brum, destacou a área social. Ele reforçou a necessidade da reativação das CIPAVEs.

Presidente da Juventude MDB RS, Fifo Parenti, ressaltou a importância do evento pera mobilização emedebista nas cidades serranas em que há um trabalho na formação de novas lideranças e candidatos jovens.

O vice-governador de Sartori, José Paulo Cairoli, valorizou o MDB Gaúcho para resolver a vida do Estado e dos Municípios.

O deputado federal Osmar Terra enalteceu a importância nacional do partido, defendendo posição crítica à participação do partido no governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário