O pátio do Clube Farrapos, em Porto Alegre, amanheceu tomado por dezenas de ônibus que formavam uma longa fila. De dentro deles, desembarcaram militantes emedebistas vindos de todas as regiões do Rio Grande do Sul — pessoas com trajetórias distintas, mas unidas pelo sentimento de pertencimento à grande família que o MDB gaúcho construiu ao longo de décadas de pioneirismo e luta política.
Mais de 2 mil emedebistas cruzaram o estado neste sábado, 29 de novembro, para prestigiar o congresso estadual do partido, que reafirmou a união em torno da pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini em 2026. Entre eles estava o advogado Antônio Rodrigues, militante desde os 14 anos, que deixou Tramandaí — terra natal de Gabriel — acompanhado de outros 120 apoiadores nesta manhã.
“O MDB sempre lutou pelas liberdades e para garantir oportunidades para todos. Tramandaí está oferecendo para o Rio Grande um nome muito qualificado para seguir o projeto de desenvolvimento do estado. O Gabriel é uma estrela que ainda vai brilhar muito”, afirmou Rodrigues, lembrando com orgulho a trajetória do jovem que começou no movimento estudantil, presidiu a Assembleia Legislativa e hoje é vice-governador.
De São Francisco de Paula, o empresário Rafael Costa também pegou a estrada cedo, em uma van lotada. Para ele, a mobilização traduz a confiança que o partido inspira na militância. “A expectativa para 2026 é a melhor possível. O MDB sabe ser protagonista e sabe governar. É o partido que conhece o caminho do Rio Grande, e seguirá fazendo isso com o Gabriel”, projetou.
O clima festivo tomou conta da entrada do clube por volta das 9h30, quando Gabriel chegou ao local sob aplausos, bateria em ritmo de escola de samba e um coro vibrante de “Uh, é Gabriel!”. Em instantes, o vice-governador foi cercado por apoiadores em busca de abraços, selfies e palavras de incentivo.
Entre os primeiros a recebê-lo estava a atendente Lia Marques. Filiada ao MDB desde a campanha das Diretas Já, Lia fez questão de se posicionar estrategicamente na porta para rever amigos e interagir com as figuras históricas do partido que chegavam para o congresso. “O MDB tem o D da democracia. Sempre teve norte, cara e projeto. É por isso que estou aqui há tantos anos. O Gabriel é o nosso nome do momento: jovem, preparado e com trabalho comprovado”, disse ela, vinda da zona sul de Porto Alegre.
Da região Sul do estado, o professor Mauro Freitas saiu de Pelotas às 5h, de ônibus, para expressar apoio a Gabriel. Ele conta que se distanciou da política há alguns anos, mas resolveu retornar à militância emedebista com a convicção de que é preciso encontrar uma alternativa ao radicalismo político no Brasil. "Nós não somos um partido de esquerda, nem de direita. Somos contrários ao extremismo, e vamos emplacar o Gabriel", concluiu.
A advogada Adriana Selzer, integrante da ala feminina do MDB, reforçou a vocação moderadora da legenda. “O MDB é de centro. É o partido que pensa e trabalha pelas pessoas. A gente olha para o todo”, resumiu.
Já a administradora pública Andréia Martins, de Rio Pardo, avalia que a pré-candidatura de Gabriel é importante para renovar o MDB e aproximá-lo do público jovem, sem perder a identidade partidária. "O próprio Gabriel vem do MDB jovem. Isso mostra a importância de trazer o pensamento dos jovens, das novas ideias, sem perder a base. É renovar, trazer novas ideias, porque o mundo está sempre se atualizando".
Materia de divulgação do MDB RS, fonte e mais fotos no link abaixo:
Congresso do MDB RS define Gabriel Souza para 2026, agradecimentos aos amigos do MDB CANOAS pela presença! A luta continua!!
MDB RS Marco Rosa Cezar Paulo Mossini @marcelo_dj72, Hungria Reis , Xan Paixão @paulomoreira @vandrepadilha @andrepadilha @_vanessarocha
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário