22 de jan. de 2022

100 anos de Brizola, singela homenagem a Brizola e aos amigos do PDT e do Trabalhismo !

Neste sábado completam-se 100 anos do nascimento de Leonel de Moura Brizola, um dos mais importantes líderes da história da esquerda brasileira. Nascido no povoado de Cruzinha (RS), ele morreu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004. Foi deputado estadual (RS) e federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Não conseguiu chegar ao Palácio do Planalto, que disputou como candidato a presidente (em 1989 e 1994) e como vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (em 1998).

100 anos de Brizola, singela homenagem a Brizola e aos amigos do PDT

Foto de 1984. No centro de São Paulo, uma das primeiras caminhadas do movimento Diretas Já. Ulysses ao lado de Leonel Brizola, Mario Covas, Dona Mora, Tancredo Neves, Franco Montoro e a esposa, Lucy, e o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. (Foto de Orlando Brito cedida para a exposição ULYSSES | 100 anos.

Ulysses, Brizola, Montoro e Tancredo

“Na época das ‘Diretas Já’, a presença de Brizola era muito importante. Ulysses, Brizola, Montoro e Tancredo, que estava longe de ser brizolista, mas achava que Brizola tinha que fazer parte daquela frente. E é importante dizer isso para lembrar a necessidade de uma frente antibolsonaro hoje. Uma frente ampla. Não a gente ficar só nós, e não sair da nossa bolha. Brizola faz muita falta.”  Maria Victoria Benevides

Exilado por 15 anos no Uruguai durante o período da ditadura (1964-1985)

“O Brizola incandescente agitador popular” (Chico Alencar)

“Impossível, para mim, falar de Brizola sem misturar saudavelmente a memória de ordem pessoal com a memória política. Brizola e política formam uma identidade, uma unidade inquebrantável.”

“Herdeiro do trabalhismo de Getúlio Vargas, Brizola liderou, em 1961, a histórica Campanha da Legalidade, mobilização civil e militar deflagrada para garantir a posse de João Goulart como presidente do país, após a renúncia de Jânio Quadros. Jango não era aceito por parcela importante das Forças Armadas.

 

“Talvez o que Brizola tenha deixado de legado mais importante, não como um ser infalível – ninguém é  –, com suas contradições, que todos temos, é a política com valores, a partir de princípios, de concepções e afirmação, de convicções e da preocupação com a nossa gente.” Chico Alencar

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário