6 de jul. de 2025

MDB reafirma unidade em torno da candidatura de Gabriel Souza ao Piratini

COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE | No ato político do encontro "Pelo Rio Grande - Pra seguir fazendo história" realizado no último sábado, 5 de julho, em Rio Pardo, o MDB reafirmou a sua trajetória de diálogo, responsabilidade fiscal e compromisso com as futuras gerações. Na presença dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori – que tiveram suas gestões marcadas por reformas estruturantes, diálogo e equilíbrio fiscal –, o vice-governador Gabriel Souza, pré-candidato ao Palácio Piratini, destacou que a justiça social segue sendo uma das bandeiras prioritários do partido.
📣 “O MDB administra com seriedade, compromisso e responsabilidade com as futuras gerações.”
Mais do que palavras, uma história que mostra preparo, experiência e conexão com os desafios do Rio Grande do Sul.

Após firmar a pré-candidatura de Gabriel Souza ao Palácio Piratini na largada da série “Pelo Rio Grande – Pra seguir fazendo história”, em Campo Bom, o MDB gaúcho continua a mobilização para pavimentar o projeto da legenda para as eleições de 2026. No último sábado, 5 de julho, em Rio Pardo, o vice-governador foi recebido com entusiasmo por mais de 500 filiados de 58 municípios da macrorregião que compreende as Coordenadorias Carbonífera Vales do Rio Pardo e do Taquari. Juntas, as três regiões somam aproximadamente 700 mil eleitores, onde o MDB está representado por 17 prefeitos, 16 vices e 135 vereadores. O encontro ocorreu nas dependências do tradicional Clube Literário e Recreativo, no centro da cidade.

Na presença dos ex-governadores Germano Rigotto (2003-2007) e José Ivo Sartori (2015-2019) - que tiveram suas gestões marcadas por reformas estruturantes, diálogo e equilíbrio fiscal -, Gabriel Souza afirmou que o MDB administra com seriedade, compromisso e responsabilidade com as futuras gerações. Sustentou que a justiça social segue sendo uma das bandeiras prioritárias do partido e que o desenvolvimento do Estado passa pelo cuidado com as pessoas, especialmente com a primeira infância.

“A pobreza extrema, a violência e o abandono nos primeiros anos de vida condenam as crianças. Por isso, nosso compromisso com a assistência social é firme e estruturante. Não é assistencialismo: é libertação. É gerar oportunidades para que cada pessoa possa construir sua própria trajetória com dignidade”, disse Gabriel Souza.

A preocupação com as mudanças climáticas também esteve na pauta do vice-governador em Rio Pardo. Ele observou que é preciso uma nova abordagem para uma realidade que resultam em consequências ambientais desastrosas em todo o planeta. “Além da mitigação dos efeitos da estiagem e das enchentes, é preciso mais, como irrigação, manejo do solo, e tantas outras ações que permitam a construção de um estado resiliente e com solidez”, pontuou. E arrematou: “Esse é o MDB do século XXI, conectado com sua história e com os desafios do presente, pronto para seguir transformando o futuro.”

HISTÓRIA, COMPROMISSO, CONQUISTAS E CONEXÃO

Responsável pelo comando das atividades em Rio Pardo, o presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, reforçou que o MDB foi o primeiro partido a anunciar o seu pré-candidato ao Palácio Piratini. Também sustentou a história, o compromisso e as conquistas da legenda ao longo dos seus 59 anos de fundação. Mencionou que através das décadas o MDB se mantém firme nos seus propósitos e na sua conexão com as pessoas. Disse que o fato de hoje governar para quase três milhões de gaúchos (25% da população do RS) demonstra o pacto com a sociedade pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Líder do MDB, Zanchin também convocou lideranças das três regiões para contribuírem com a formação de nominatas de pré-candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. “Teremos chapa completa para sustentar o projeto liderado por Gabriel Souza. Unidos, somos imbatíveis”, garantiu o presidente.

No mesmo tom discursou o secretário da Agricultura do RS, Edivilson Brum, anfitrião do encontro. “Estamos unidos em torno de um objetivo maior e é preciso ter equilíbrio. Campanha é emoção, mas política é razão. E no atual cenário, ninguém conhece tão bem a realidade do Estado como o Gabriel. Ele reúne todos os atributos para uma grande campanha e um grande governo. Sairemos daqui hoje com um exército”, declarou Edivilson.

Os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori e o ex-senador José Fogaça - referências políticas do MDB -, também foram a Rio Pardo firmarem o seu compromisso com o futuro do Rio Grande do Sul. Fogaça evidenciou a tradição. “Um partido que tem história, tem um tesouro”, mencionou Fogaça.

Rigotto elencou os predicados de Gabriel Souza para liderar o projeto emedebista. “Gabriel, tu tens história. Surgiu da militância da juventude, foi deputado, líder de governo, presidente do Parlamento gaúcho. Tudo isso significa aprendizado e resultará em vitória”, projetou Rigotto.

José Ivo Sartori destacou a vivência partidária e de responsabilidade que compartilha com Rigotto e Fogaça. “Recentemente nós três completamos 50 anos de filiação e seguimos com o compromisso de fazer um partido cada vez mais forte”, observou Sartori.

Cris Lohmann, presidente do MDB Mulher, garantiu que a força feminina fará a diferença na futura campanha. “Gabriel estará cercado pela garra das nossas mulheres”, enfatizou Cris.

O deputado Tiago Simon discorreu sobre o legado democrático da sigla com o País, mas também a sua responsabilidade com o futuro. Ainda reforçou o seu compromisso com a eleição de Gabriel Souza como o próximo governador do Rio Grande do Sul.

INSPIRAÇÃO DEMOCRÁTICA

Num ambiente onde o partido anda “Pelo Rio Grande - Pra seguir fazendo história”, as suas referências estiveram em evidência. Neste sábado, 5 de julho, se completou 90 anos de nascimento de Ibsen Pinheiro, ícone do MDB gaúcho e do Brasil.

Antes de iniciar os blocos de manifestação de lideranças municipais, regionais, dos núcleos e de associações emedebistas - que sinalizaram apoio total à pré-candidatura de Gabriel Souza ao Piratini -, foi reforçada as raízes democráticas da legenda com uma reflexão de Ibsen: “O MDB é grande, heterogêneo e tem a face diversificada, assim como o nosso País”.  
Presidente do MDB gaúcho por dois mandatos (2010 a 2012 e 2015 a 2017), Ibsen, natural de São Borja, foi vereador, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Por duas vezes exerceu o cargo de presidente da República e teve papel decisivo na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Além de jornalista, Ibsen era advogado, foi procurador de justiça e promotor do Estado.

NOMINATA DEPUTADOS

O encontro de Rio Pardo mobilizou as Coordenadorias Carbonífera e Vales do Rio Pardo e do Taquari. Até o momento, a macrorregião sinaliza a probabilidade de indicar pelo menos oito pré-candidatos para as nominatas à Assembleia Legislativa e à Câmara de Deputados, mas outros poderão surgir.

Entre os sinalizados pelo Vale do Rio Pardo está Edivilson Brum, atual secretário da Agricultura, que concorrerá à reeleição ao Parlamento gaúcho. Outro nome que surge na região é o de Izaura Landim, atual vice-prefeita de Venâncio Aires. Ela poderá vir a disputar uma vaga na esfera federal.

Pela região Carbonífera o ex-prefeito de Triunfo Murilo Machado da Silva deverá concorrer a estadual e Duda Monteiro, de Charqueadas, a federal.

No Vale do Taquari uma das pré-candidaturas bem encaminhada está a de Mateus Trojan, atual prefeito de Muçum. Com apoio da região, a expectativa será de buscar uma vaga na Assembleia Legislativa. Para a Câmara dos Deputados a aposta é Márcia Scherer, de Lajeado, que concorreu em outras eleições e chegou a assumir a titularidade do cargo.

PRESENÇAS

A 2ª edição da série "Pelo Rio Grande", comandada pelo presidente do MDB-RS, deputado Vilmar Zanchin e, tendo como anfitriões o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, o prefeito Rogério Monteiro e o presidente local Mário Cezar de Oliveira, contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, do ex-senador José Fogaça, do deputado estadual Tiago Simon e do ex-prefeito e ex-deputado Marco Alba.

Pelos núcleos e associações participaram Amanda Munari (Diversidade), Cris Lohmann (Mulheres), Tiago Mello - Batata (Juventude e Vereadores), Juciane Ferreira (Afro), Deodoro Gomes (Cultura), Milena Lopes (Comunitário), Cátia Lara (GT Educação), Gilson Conzatti (Prefeitos e Vices) e Paulinho Salerno (Fundação Ulysses Guimarães - RS).

Pelas coordenadorias regionais José Geraldo Diefenthaeler (Carbonífera), Gustavo Schuch (Vale do Rio Pardo) e Germano Stevens (Vale do Taquari), além de prefeitos, vices, vereadores e demais líderes partidários.


📸 Israel Ramos

Noticias do MDB publicadas em ZH:

MDB realizou encontro nesse sábado, 05/07/2025 em Rio Pardo, com a participação dos seus principais líderes

Pacificado depois de ter se dividido em 2022, o MDB gaúcho não tem mais dúvida em relação ao caminho que seguirá em 2026. O partido está unido em torno da candidatura do vice-governador Gabriel Souza, que também é o preferido de Eduardo Leite, hoje no PSD.

No sábado (5), cerca de 500 filiados de 58 municípios da macrorregião que compreende as Coordenadorias Carbonífera e Vales do Rio Pardo e do Taquari, participaram de um ato no Clube Literário e Recreativo, em Rio Pardo. Essas regiões somam cerca de 700 mil eleitores, onde o MDB conta com 17 prefeitos, 16 vices e 135 vereadores.

Na presença dos ex-governadores Germano Rigotto (2003-2007) e José Ivo Sartori (2015-2019) e do ex-senador José Fogaça, Gabriel disse que “o MDB administra com seriedade, compromisso e responsabilidade com as futuras gerações”. Sustentou que a justiça social segue sendo uma das bandeiras prioritárias do partido e que o desenvolvimento do Estado passa pelo cuidado com as pessoas, especialmente com a primeira infância:

— A pobreza extrema, a violência e o abandono nos primeiros anos de vida condenam as crianças. Por isso, nosso compromisso com a assistência social é firme e estruturante. Não é assistencialismo: é libertação. É gerar oportunidades para que cada pessoa possa construir sua própria trajetória com dignidade.



A preocupação com as mudanças climáticas também esteve na pauta do vice-governador em Rio Pardo. Gabriel recomendou uma nova abordagem para uma realidade que resulta em consequências ambientais desastrosas em todo o planeta:

— Além da mitigação dos efeitos da estiagem e das enchentes, é preciso mais, como irrigação, manejo do solo, e tantas outras ações que permitam a construção de um Estado resiliente e com solidez.


Contribuição para pré-candidaturas

Responsável pelo comando das atividades em Rio Pardo, o presidente do diretório estadual, deputado Vilmar Zanchin, reforçou que o MDB foi o primeiro partido a anunciar o seu pré-candidato ao Palácio Piratini. Zanchin também convocou líderes das três regiões para contribuírem com a formação de nominatas de pré-candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori e o ex-senador José Fogaça – referências políticas do MDB –, também foram a Rio Pardo firmarem o seu compromisso com o futuro do Rio Grande do Sul.

— Um partido que tem história, tem um tesouro — mencionou Fogaça, destacando a tradição da sigla.


Cris Lohmann, presidente do MDB Mulher, garantiu que a força feminina fará a diferença na futura campanha:

— Gabriel estará cercado pela garra das nossas mulheres.

Até o momento, a macrorregião sinaliza a indicação de pelo menos oito pré-candidatos para as nominatas à Assembleia Legislativa e à Câmara de Deputados.

Entre eles estão Edivilson Brum, deputado atual secretário da Agricultura, Izaura Landim, atual vice-prefeita de Venâncio Aires, Murilo Machado da Silva, ex-prefeito de Triunfo, Duda Monteiro, de Charqueadas, Mateus Trojan, prefeito de Muçum, Márcia Scherer, de Lajeado, e Cris Lohmann

ORIGINAL DE ZH Atualizada em 06/07/2025 18h07min - ROSANE DE OLIVEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário