23 de mar. de 2024

MDB RS Elege Vilmar Zanchin Presidente, Cezar Paulo Mossini e Marco Rosa de Canoas

MDB RS elege Vilmar Zanchin Presidente do MDB Estadual, Vereador Cezar Paulo Mossini eleito Membro do Diretório Estadual e Secretario do MDB de Canoas Marco Rosa no Conselho de Ética e Disciplina Partidária.

Com 390 votos favoráveis, cinco contrários e dois brancos, o MDB gaúcho elegeu neste sábado, 23 de março, em Porto Alegre, a chapa “Unidade com Rumo” para o biênio 2024-2026. Agora sob o comando de Vilmar Zanchin, deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, o novo Diretório Estadual - composto por ex-governadores, deputados estaduais e federais, líderes históricos, prefeitos, vices, vereadores, coordenadores e núcleos de apoio -, conduzirá o processo eleitoral de 2024.

Anunciado como presidente, as primeiras palavras de Zanchin foram sobre a sua convicção de ter escolhido o MDB para militar. “É um partido democrático, que respeita todas as vertentes de pensamento e nos oferece oportunidades”, disse o novo presidente. Ainda sobre o papel histórico da legenda que governou quatro vezes o Estado, fez referência ao aniversário de fundação do MDB, que completa 58 anos neste domingo, 24 de março. “É uma trajetória que nos orgulha e nos inspira”, pontuou.

Quanto aos projetos, afirmou que a meta “número 1” será reeleger Sebastião Melo como prefeito da Capital e manter forte representação no interior do Rio Grande do Sul, onde hoje administra com 138 prefeitos e 118 vices. Também seguir com o protagonismo nas câmaras municipais, que atualmente é 1.156 vereadores. Garantiu que essa construção será compartilhada com todas as vozes, incluindo os núcleos de apoio do MDB Mulher, Juventude, Afro, Comunitário, Diversidade, Cultura e Economia Criativa.

Sobre o Governo do Estado, assegurou que o MDB seguirá atuando como co-responsável sob a liderança do vice-governador Gabriel Souza. “Somos parte da administração, mas como partido seguiremos firmes nas nossas posições e opiniões, faremos a crítica construtiva quando necessário e não iremos faltar com a nossa base”, assegurou.

Ao final, fez uma convocação: “Conclamo um pacto a favor do MDB. Seguimos firmes, fortes, unidos e vitoriosos nos próximos desafios”.

NOVA EXECUTIVA DO MDB RS

Presidente: Vilmar Zanchin

1º Vice-presidente: José Fogaça

2ª Vice-presidente: Patrícia Alba

3º Vice-presidente: Márcio Biolchi

Secretário-geral: Giovani Feltes

Secretário-adjunto: João Francisco Parenti (Fifo)

1º Tesoureiro: Carlos Antônio Búrigo

2ª Tesoureira: Maria de Lourdes Sprenger

Secretária Especial do MDB Mulher: Cristiane Lohmann

Líder da Bancada: Edivilson Brum

1º Vogal: Sebastião de Araújo Melo

2º Vogal: Fábio de Oliveira Branco

3º Vogal: Paula Facco Librelotto

4º Vogal: Beto Fantinel

5º Vogal: Osmar Terra

1ª Suplente: Fátima Daudt

2º Suplente: Gustavo Stolte

3º Suplente: Paulo Salerno

4º suplente: Ricardo Adamy


LEGADO DO MDB RS

Ainda na fala do presidente recém eleito Vilmar Zanchin, ele fez referência ao trabalho do seu antecessor no comando do MDB gaúcho, Fábio Branco, prefeito de Rio Grande. “A você Fábio, o nosso muito obrigado. A nossa retribuição será reelegê-lo prefeito”, frisou.

A gestão de Branco foi marcada pelo diálogo e ação em prol da unidade. Branco conduziu diplomaticamente a participação da legenda na disputa eleitoral de 2022, que resultou na eleição do vice-governador Gabriel Souza.

Na sequência, em 2023, atuou para aglutinar forças e iniciar a mobilização para as eleições municipais. Em encontros macrorregionais, percorreu todo o estado com a série “Mobiliza 15 – Semear trabalho, partilhar conquistas”, que prospectou pré-candidatos e ofertou atividades de qualificação para a base partidária.

Ele também coordenou o reposicionamento da marca emedebista em larga escala, lançando nos programas de rádio e TV o slogan “MDB – O partido que tem a alma gaúcha”. Os programas, coordenados pela Critério - Resultado em Opinião Pública e dirigido por Mocita Fagundes, da produtora Mythago, receberam aprovação de líderes e militância.

Branco agradeceu à homenagem e também a sua executiva e aos colaboradores do Diretório Estadual pelos resultados alcançados durante a sua gestão.

Convenção democrática

A Convenção Estadual do MDB reuniu centenas de militantes, líderes, dirigentes e pré-candidatos às eleições de 2024 de todas as regiões do Rio Grande do Sul. A mensagem de unidade e força rumo aos desafios deste ano permeou grande parte dos discursos da base e de lideranças.


O prefeito Sebastião Melo, pré-candidato à reeleição em Porto Alegre, destacou a característica democrática da legenda e o seu papel na contribuição com ações concretas à população. “Não governamos para o povo, governamos com o povo”, declarou Melo, que também fez um resumo das principais ações da prefeitura.


O vice-governador Gabriel Souza sustentou que o partido tem história e se mantém em movimento e atualizado sobre as pautas permanentes da sociedade. Ao cumprimentar Zanchin, destacou a sua atuação em defender à educação como bandeira prioritária durante o período em que comandou o Parlamento gaúcho. “Essa não é uma bandeira de resultado imediato, mas que muda a história de um povo”, disse. Ao conclamar a unidade partidária na construção de candidaturas às eleições, defendeu otimismo e trabalho. “O resultado das eleições de 2024 será reflexo para 2026”, alertou.

Líder histórico da sigla, o ex-senador José Fogaça fez um retrospecto sobre a trajetória do MDB. Com a palestra “Um partido para ontem, para hoje e para o amanhã”, ele falou sobre lutas históricas e os novos desafios.

Ainda durante a convenção foi prestada homenagem ao ex-ministro Eliseu Padilha, falecido a um ano.

Presenças na Convenção Estadual do MDB RS

Marcaram presença na Convenção deste sábado o presidente eleito Vilmar Zanchin, o então presidente Fábio Branco, o vice-governador Gabriel Souza, o prefeito da Capital, Sebastião Melo, o ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça, os deputados estaduais Carlos Búrigo, Edivilson Brum (Líder da Bancada) e Luciano Silveira, os deputados federais Alceu Moreira e Osmar Terra, os secretários de Estado Beto Fantinel (Desenvolvimento Social), Juvir Costella (Logística e Transportes) e Giovani Feltes (Agricultura), o ex-ministro Luis Roberto Ponte, e o secretário de Planejamento e dos Assuntos Estratégicos de POA, Cezar Schirmer.

Também marcaram presença os representantes dos núcleos de apoio. Foram eles Deodoro Gomes (Cultura e Economia Criativa), Aiesa Pedroso (Diversidade), Milena Cristina da Rosa Lopes (Comunitário), Juciane Afrausino Ferreira (Afro), Fifo Parenti (Jovens), Cris Lohmann (Mulheres), Ricardo Adamy (Associação de Vereadores) e Gustavo Stolte (Associação de Prefeitos e Vices). O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, participou de forma virtual.

Texto original do MDB RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário