29 de ago. de 2013

No último sábado Canoas foi sede da série Diálogos

Foi realizada neste sábado, 17, em Canoas, mais uma edição da série Diálogos, promovido pelo PMDB Mulher/RS. Desta vez a atividade reuniu peemedebistas das coordenadorias da Grande Canoas e do Vale do Gravataí.Regina Perondi, presidente do núcleo no Estado e vice-presidente Nacional, abordou a integração das mulheres na política e no processo eleitoral. Observou que essa participação, apesar de crescente, ainda é muito tímida. Atualmente o PMDB gaúcho conta com 12 prefeitas, 12 vices e 164 vereadoras.

Usando como exemplo as lideranças de Rejani Stoffel e de Maria Beatriz Enzweiler, respectivamente prefeita e vice de Presidente Lucena – que tiveram a sua história contada em recente edição do jornal do PMDB/RS – Regina afirmou que é possível que as mulheres ocupem espaço de poder. “Foi excelente a declaração da prefeita, que disse que é possível sim, conciliar a atividade doméstica, profissional e política. É preciso ter coragem e acreditar”, reforçou a líder feminina.

Educação Liberta

Elisiane Silva, gerente nacional do programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, apresentou o painel Educação Liberta. Ela enfatizou a importância da atualização dos agentes públicos para a resolução das demandas da sociedade. “Não dá mais para ficar dando explicação, precisamos resolver e para isso é preciso estudar muito”, justificou Elisiane, que também abordou as mobilizações de junho que sacudiram o País. (A palestra foi ainda a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Municipais)

Candidaturas femininas

Neusa Kempfer, vice-presidente do PMDB Mulher, foi lançada pré-candidata a deputada estadual. Ao discursar sobre a atuação do núcleo, Neusa mencionou que o movimento feminino está cumprindo o compromisso de interiorização, citando os dois encontros anteriores da série Diálogos, que mobilizaram mulheres de 63 municípios das regiões das Missões, e dos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana.

Sobre as candidaturas, Neusa reforçou a posição do movimento que entregou à direção do PMDB gaúcho documento sugerindo que seja indicado o percentual de 30% de mulheres para a composição das executivas e diretórios municipais que serão eleitos em 19 de outubro. “Desde já precisamos fazer parte e nos posicionarmos dentro do partido e, desta forma, nos organizarmos para que tenhamos uma bela participação das eleições de 2014 e um excelente resultado. Homens e mulheres precisam dar as mãos”, observou Neusa.

Experiência no Parlamento

A vereadora de Alvorada, Sara da Silva Pires, falou sobre a atuação das mulheres no Parlamento Municipal. Defendeu a apresentação de iniciativas que correspondam aquilo o que a população espera de seus representantes.

Lourdes Sprenger, vereadora de Porto Alegre, declarou que vê as companheiras cada vez mais mobilizadas e acredita que no próximo pleito será crescente essa representação. Falou sobre o seu trabalho na Câmara da Capital e disse que seu trabalho é guiado pela sua consciência e a causa que a elegeu. “Minhas posições devem ser coerentes e tenho meu trabalho alicerçado em bons exemplos”. Nesta semana a vereadora, que integra a base do governo, votou a favor da CPI da Procempa.

Direção

A presidente do PMDB Mulher de Canoas, Lorena Milão Winkler, falou sobre a participação efetiva do movimento dentro e fora da esfera partidária. Um dos exemplos dados por ela foi a integração à rede de proteção à mulher do município. “Estamos mostrando para o partido, que com um trabalho de formiguinha, estamos conquistando espaços”, declarou Lorena.

Planejamento estratégico

Marta Bulling, 1ª secretária do PMDB Mulher, falou sobre o planejamento estratégico do núcleo. Organizar, mobilizar e unir mulheres e militantes, desenvolvendo competências e habilidades para o pleno exercício da cidadania são as metas para difundir as políticas públicas de gênero. “Precisamos fazer parte da política, ser atuante e verdadeira”, sentenciou Marta.

Presenças

Ainda participaram do encontro Diálogos em Canoas o presidente do PMDB local e coordenador regional da Grande Canoas, Marco Rosa, e o vereador Cezar Paulo Mossini, além de outras lideranças. - See more at: http://www.pmdb-rs.org.br/scripts/publicacoes.php?id=20013&tipo=n#sthash.hrd64Gvh.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário